segunda-feira, 20 de abril de 2009

ACORDES 2009 - SETÚBAL

Um Festival de Tunas Femininas e a TUFES sempre presente...
Desta vez foi no ACORDES 2009 em Setúbal, organizado pela Tuna Sadina.

Mais três dias de histórias para contar mas importa dizer que o mais importante não se passou nestes três dias mas sim antes.

A actuação da TUFES neste festival ficou marcado pelo trabalho intenso dos seus membros, dando especial destaque às caloiras. É verdade, este festival não foi apenas mais um... levámos algumas estreias que nos deixaram muito nervosas e anciosas para ver o resultado final.

Há que dar especial destaque ao trabalho das pandeiretas e de todas aquelas que trabalharam no novo solo.

Por terras sadinas aprendemos muito e do que de bom e de mau vimos, tirámos sempre proveito... as Tunas concorrentes foram: Samarituna de Lisboa, Atituna do Porto, Tafué de Évora e claro, Tufes de Santarém.
Com tais tunas, dificil e egoísta seria sair de lá sem aprender alguma coisa...

Chegámos então na sexta-feira e deixámos as nossas bagagens no ginásio dos bombeiros (já começa a ser moda) onde iríamos pernoitar até domingo. Fizemos umas brincadeiras em palco juntamente com as outras tunas e ainda nos divertimos à grande, a noite foi tufina.
Sábado, almoçarada de feijoada de qualquer coisa, tipo lulas (?) e o ambiente foi sempre de festa. Acabou por se criar um óptimo ambiente entre nós e a Tafué e assim foi até nos despedirmos de terras sadinas. Esta foi sem dúvida uma das coisas de que mais gostámos neste Festival.

Porque para nós, tufinas, o que nos interessa é sermos uma TUNA e não ir a festivais APENAS com intuito de ganhar prémios... e foi por isso que nos identificámos com a dita tuna.

Com o mau tempo a jogar contra nós, lá andámos por Setúbal a ver a paisagem (do autocarro, claro), mas fica a vontade que querer visitar esta cidade novamente (com solinho se faz favor).
Com o relógio a andar a mil à hora, rapidamente chegou a hora do jantar e lá comemos franguinho, mas o apetite já teimava em escassear... nervoso miudinho? talvez...
Daí até se iniciar o festival foi um pulinho, revemos o que foi preciso e lá esperámos a nossa vez, já que fomos a 2ª tuna a actuar.

Já prontas no corredor, formadas pela ordem do costume, os olhares entre nós uniam-nos mesmo sem dizer uma palavra. E a TUFES entrou, actuou e safou-se muito bem.
Mas havia um pormenor que só tinhamos guardado para nós. O facto de o solo ser uma estreia e ter corrido tão bem foi uma prova de que a união faz a força.

E naquela segunda música fomos uma só pessoa... e esse momento ninguém nos tira.

Findado o Festival, ouvimos os prémios anuciados e o nome TUFES foi o primeiro: MELHOR PORTA-ESTANDARTE! mais uma vez as nossas meninas não deram tréguas e estão cada vez melhores...o segredo é nunca parar! Foi a festa no auditório.
No que diz respeito aos outros prémios, cá ficamos com as nossas convicções..mas nestas coisas nada há a fazer senão aceitar com orgulho o que temos.

Recebemos um outro prémio, este já fora do festival,com um valor sentimental bem maior. A TAFUÉ atribuiu-nos o prémio "Melhores Companheiras". Deste não estávamos à espera, não ensaiamos para ele, nem tão pouco passamos os dias do festival a ensaiar sem conviver, como outras fizeram.

Porque estar numa tuna é saber estar com as outras.

Como este Festival, que venham muitos mais, para termos a certeza que a TUFES é grande mas que será bem MAIOR dentro da nossa convicção.

Até Breve Amigas/os!!

5 comentários:

  1. ola ola como e que e?bem isto de ser a primeira a comentar um post tão digno como este é dificil. este festival trouxe alguma magia, motivação crescimento e união. foi uma semana um pouco marada muito trabalho mas acima de tudo acreditar que pudemos fazer mais e melhor... e levar o solo foi uma vitoria e acho que ao levarmos uma coisa nova estavamos nervosas mas acho que nos uniu bastante e aquele espirito do corredor antes e depois foi brutal.queria pedir desculpa de não vos ter acompanhado sempre estava em pensamento e com bastante vontade de ir o mais rapido possivel levar vos a minha alegria.
    E temos que acreditar que se todas remarmos po mesmo podemos fazer algo diferente que nos marque. E importante que des um pouco de ti! Há uma música um pouco adaptada que diz se sentes dentro de ti a vontade de crescer em gestos que criam musicas a audácia de sonhar" (pouco conhecem esta musica chama se um pedacinho de ti)
    Entre no sonho que muita tufinas querem realizar - participa dá mais de ti.

    Obrigado a todas estamos de parabens
    Beijos velha

    ResponderEliminar
  2. Protestante (Verónica)24 de abril de 2009 às 11:56

    A Tufes canta e encanta... é um orgulho partilhar estes momentos de tuna com voces todas, tufinas! E, sinceramente, senti que neste Festival fomos UMA SÓ PESSOA*
    Estamos cada vez melhores :)

    ResponderEliminar
  3. ola amores da minha vida...
    vou passar a fazer um testamento...
    então é assim...
    infelizmente nao pude ir com vcs na sexta com muita pena minha, nao imaginam o que me custou olhar po relogio e sentir que eu devia estar e ir com vcs mas que nao podia...
    no sábado de manha estava eu a trabalhar e parecia que as horas não passavam, comecei a comunicar por telemovel com a velha e ter umas ideias pa demonstrar como estavamos triste por nao tar com vcs.
    finalmente já estavamos no comboio e demos asas à imaginação, o que não foi dificil porque o espírito de tufinas acompanha-nos para todo o lado.
    xegadas a setúbal esperámos 40 minutos em que vimos de tudo, foi um tormento...

    mas isto tudo para dizer que tufina que é tufina, esteja em portugal ou em roma, o espirito de tufina vai sempre nos acompanhando...

    é preciso muito esforço e vontade...
    e sem dúvida este esforço revelou-se neste festival...
    Diana obigada por me fazeres tremer com o magnifico solo...foste simplesmente FANTÁSTICA.

    estar com vocesé o melhor que me pode sempre acontecer, estar voces é estar no mundo longe de tudo...

    beijinhos grndes

    TUFINAS

    ResponderEliminar
  4. Olaaaaaa meninas...

    Adorei o vosso post e não podia deixar passar em branco a minha descoberta :)

    Bem, de qualquer maneira sou a Maia da Tafué, aquela que o sovaco soava tão bem no vosso megafone.ihih...

    O fim-de-semana em Setúbal foi muito divertido e vocês contribuiram em grande parte para isso.

    Começou logo pelo vosso apoio quando subimos a palco no arraial e para mal das Sadinas não queria sair de lá; depois quando me surgiu aquele lema lindo e poético - "Se és da Tufes, não bu..."; a descoberta da música do vosso megafone, que de tão irritante, ainda hoje não me sai da cabeça; o sovaco falador que tanto me deu graça; a ajuda ao guardar os instrumentos no autocarro; a troca de lugar na actuação para que algumas caloiras tivessem tempo de chegar; o apoio durante a actuação do festival quando o megafone soltava a sua melodia e que tanto nos acalmou em momentos de algum nervosismo; contrariamente ao normal de certas tunas, a magister e vice nunca se puseram à parte e foram grande contributo à animação nocturna desses dias;... Enfim estaria aqui a noite toda a contar porque as elegemos como melhores companheiras.

    E como bem disseram no post, para mim o espírito académico nos festivais é bem mais importante que levar prémios para casa.

    Resta-me desejar que nos voltemos a encontrar brevemente, neste mundo de tunantes.

    Saudações Académicas vindas do Alentejo.

    Maia

    ResponderEliminar
  5. Sou tufina,e tenho orgulho nisso!

    Beijinho Penincilina

    ResponderEliminar