sábado, 31 de janeiro de 2009

VI FesTAFIN - Festival de Tunas Académicas Femininas de Idanha-a-Nova

Pois caros/as amigos/as... Como prometido cá vamos contar o melhor das aventuras da TUFES em Idanha.

Começámos então por nos deslocar num autocarro da escola agrária até Idanha-a-Nova... pelo caminho foi como de costume..muita risada por sabe-se lá o quê, muitooos "recuerdos" (e estranhos!) e também algumas garrafas de xarope que nos fizeram manter a boa disposição... :)

Chegadas à terra prometida, coube-nos a dificil tarefa de sabermos onde iriamos pernoitar... Pois é, nem mais nem menos do que no quartel dos bombeiros!! É verdade... um ginásio enorme onde o frio parecia teimar em entrar..dia e noite! UI...falando em frio..foi talvez uma das coisas que mais recordamos desta aventura..não fosse o calor tufino uma coisa de outro mundo e morriamos ali sem dar por isso.. :) A acrescentar a isto só o telemóvel de alguem de uma outra tuna que não parou de tocar toooda a noite e a fabulosa aula de uma modalidade qualquer japonesa que agora não me lembro o nome... lembro sim da palavra que mais se ouviu "OSS!!"(enquanto o mestre dava umas chicotadas com o cinto aos alunos - carinhosamente.claro)...

Importa falar nas refeições que não tomámos (mas que deviam estar boas) e nas que tomámos que foram sempre em boa companhia de outras tunas que, tal como nós, também estavam muito animadas!

O Passa-Calles iniciou-se logo depois do almoço do dia seguinte e só acabou já pela noitinha...acompanhadas pelo frio natural daquela região, visitamos vários cafés,tascas,bares e até um lar de idosos onde a coisa se tornou mais intimista e especial...Em todos tentámos dar o ar da nossa graça e à custa disso sempre nos foram dando algum "combustível" para o resto do caminho.

Terminado o Passa-Calles, começámos com o nervoso miudinho já a dar sinal... o stress dos instrumentos, do cenário, rever coreografias, acordes e ordem das músicas..enfim, um conjunto de coisas que tornam estes momentos únicos. Aqui foi o trabalho de equipa que teve de falar mais alto..era altura de deixar a brincadeira para trás e concentrarmo-nos em fazer boa figura no festival que seria dali a umas horas.

Sem dar conta do tempo já estavamos no local do Festival...e..adivinhe-se, estavamos atrasadas!! Já não vimos a primeira tuna...

Foi-nos então dito que seriamos a 3ª tuna a actuar num conjunto de 7 (!) tunas a concurso... os prémios deste festival eram: Melhor Tuna, Tuna Mais Tuna, Melhor Pandeireta, Melhor Porta-Estandarte, Melhor Solista e Melhor Passa-Calles.

Fomos conscientes que não ganharíamos nenhum deles...não por nao termos qualidades para isso, mas por ser uma fase de renovação de membros da tuna...muita caloirada ainda com muito para aprender.

Chega então a nossa vez e PUFF...quando demos por isso já estavamos a sair do palco...
Balanço nos camarins: "correu bem mas podiamos ter feito ainda melhor"... perfeccionistas dum raio!

Aguardámos então pelo final do festival para que fossem entregues os prémios e para que pudessemos ir descansar...

Entregues já quase todos os prémios eis que ouvimos algo ao microfone que não esperávamos ouvir (com toda a modéstia)... O prémio de TUNA MAIS TUNA vai para....TUFES!!!

O auditório não chegou para nós nesta noite... quem é que nos calava?
A festa foi nossa e depois de esgotadas todas as energias a festejar fomos dormir...completamente exaustas... no dia seguinte, meio a dormir, vestimos as nossas t-shirts e levámos o nosso prémio para a cidade que nos acolhe..Santarém.

Até Breve amigos/as...


5 comentários:

  1. bem depois deste grande resumo do que foi este festival em idanha.eu agora só pergunto qd é o próximo.curtu bue o espirito qd vamos para fora.

    bjs velha

    ResponderEliminar
  2. Depois de toda uma aventura recheada de mil e uma surpresas, parece que a nossa popularidade tem estado a aumentar... um festival aí à porta... quem sabe um programa de RTP1...
    Digam lá que não somos boas no que fazemos... lol... na TUFES é sempre a dar-lhe :D
    ***** Beijinho e até um dia destes *****

    ResponderEliminar
  3. e não podemos esquecer a noite na "disco" que foi só nossa, as estrelas cadentes, as manhãs "fresquinhas" que tivemos de enfrentar para podermos tomar um banhinho quente, roupa interior esquecida no ginásio =P...e tudo mais que fez com que esta viagem se tornasse inesquecível =D
    beijos***

    ResponderEliminar
  4. 1º Idanha, agora MORA...
    Ninguém nos pára!
    O 1º A Tuna MORAqui foi neste fim de semana e teve de tudo...

    MÚSICA: "Eu vou te deletar, te excluir do meu orkut, eu vou te bloquear no MSN, não me mande mais scraps nem e-mails, powerpoints, me exclui também e adiciona ele..."

    ANIMAÇÃO E MUITA FESTA: "Ninguém pára a TUFES, Ninguém pára a TUFES..."

    NOVAS AMIZADES: Guias muito simpáticos, sempre disponíveis, pessoas acolhedoras...

    PRÉMIOS: Melhor Tuna e Melhor Porta-estandarte...

    FRIO: Brrrrrrr Brrrrrrr Brrrrrrr

    POESIA: "em tudo há poesia..."

    GOSTEI MUITO, mas confesso, também tenho saudades dos FESTIVAIS SEM SACOS DE CAMA!
    E que tal um "Aparthotel", uma pousada ou a bela da pensão??? lol
    E os belos pequenos almoços, almoços e jantaradas nos restaurantes??? ;)
    E aquele companheirismo, a brincadeira constante, aquelas pessoas que sempre foram e serão especiais???
    Há coisas que nunca se esquecem... (Madeira... Évora... Setúbal... Coimbra... Faro... entre tantos outros sítios)e pessoas que ficam para sempre no nosso coração... (gostava de vos voltar a ver por cá!!!)

    É certo que sem trabalho nada se consegue e por isso vamos continuar a trabalhar como temos feito e cresceremos ainda mais e mais e mais!!!

    ResponderEliminar
  5. Não há palavras para este Festival de Idanha!!! Além de ter sido o meu primeiro festival, foi o mai divertido... mas também o mais friooo! Lol. Mas com o calor das vozes e da animação da Tufes, o frio passou... ou não... lol
    Desde o espectaculo que a tufes deu, tanto na pista da disco, como no palco, ficou provado que somos as maiores!!!
    Ah e um beijinho ao nosso fantástico guia, João, que nos chamou "Tufas". Lol. Foi engraçado vê-lo depois na terra dele, em Setúbal, no festival Acordes 2009 :)
    Emoções que ficam guardadas*** Tuna Mais Tuna, ah pois é ;)

    ResponderEliminar