Um Festival de Tunas Femininas e a TUFES sempre presente...
Desta vez foi no ACORDES 2009 em Setúbal, organizado pela Tuna Sadina.
Mais três dias de histórias para contar mas importa dizer que o mais importante não se passou nestes três dias mas sim antes.
A actuação da TUFES neste festival ficou marcado pelo trabalho intenso dos seus membros, dando especial destaque às caloiras. É verdade, este festival não foi apenas mais um... levámos algumas estreias que nos deixaram muito nervosas e anciosas para ver o resultado final.
Há que dar especial destaque ao trabalho das pandeiretas e de todas aquelas que trabalharam no novo solo.
Por terras sadinas aprendemos muito e do que de bom e de mau vimos, tirámos sempre proveito... as Tunas concorrentes foram: Samarituna de Lisboa, Atituna do Porto, Tafué de Évora e claro, Tufes de Santarém.
Com tais tunas, dificil e egoísta seria sair de lá sem aprender alguma coisa...
Chegámos então na sexta-feira e deixámos as nossas bagagens no ginásio dos bombeiros (já começa a ser moda) onde iríamos pernoitar até domingo. Fizemos umas brincadeiras em palco juntamente com as outras tunas e ainda nos divertimos à grande, a noite foi tufina.
Sábado, almoçarada de feijoada de qualquer coisa, tipo lulas (?) e o ambiente foi sempre de festa. Acabou por se criar um óptimo ambiente entre nós e a Tafué e assim foi até nos despedirmos de terras sadinas. Esta foi sem dúvida uma das coisas de que mais gostámos neste Festival.
Porque para nós, tufinas, o que nos interessa é sermos uma TUNA e não ir a festivais APENAS com intuito de ganhar prémios... e foi por isso que nos identificámos com a dita tuna.
Com o mau tempo a jogar contra nós, lá andámos por Setúbal a ver a paisagem (do autocarro, claro), mas fica a vontade que querer visitar esta cidade novamente (com solinho se faz favor).
Com o relógio a andar a mil à hora, rapidamente chegou a hora do jantar e lá comemos franguinho, mas o apetite já teimava em escassear... nervoso miudinho? talvez...
Daí até se iniciar o festival foi um pulinho, revemos o que foi preciso e lá esperámos a nossa vez, já que fomos a 2ª tuna a actuar.
Já prontas no corredor, formadas pela ordem do costume, os olhares entre nós uniam-nos mesmo sem dizer uma palavra. E a TUFES entrou, actuou e safou-se muito bem.
Mas havia um pormenor que só tinhamos guardado para nós. O facto de o solo ser uma estreia e ter corrido tão bem foi uma prova de que a união faz a força.
E naquela segunda música fomos uma só pessoa... e esse momento ninguém nos tira.
Findado o Festival, ouvimos os prémios anuciados e o nome TUFES foi o primeiro: MELHOR PORTA-ESTANDARTE! mais uma vez as nossas meninas não deram tréguas e estão cada vez melhores...o segredo é nunca parar! Foi a festa no auditório.
No que diz respeito aos outros prémios, cá ficamos com as nossas convicções..mas nestas coisas nada há a fazer senão aceitar com orgulho o que temos.
Recebemos um outro prémio, este já fora do festival,com um valor sentimental bem maior. A TAFUÉ atribuiu-nos o prémio "Melhores Companheiras". Deste não estávamos à espera, não ensaiamos para ele, nem tão pouco passamos os dias do festival a ensaiar sem conviver, como outras fizeram.
Porque estar numa tuna é saber estar com as outras.
Como este Festival, que venham muitos mais, para termos a certeza que a TUFES é grande mas que será bem MAIOR dentro da nossa convicção.
Até Breve Amigas/os!!